Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Redes Sociais e a Comunicação de qualidade!


Tenho um blog, já posso ser jornalista?


Jogar conteúdo nas redes sociais, por si só, não faz do usuário um jornalista profissional.
“Ah, mas o diploma caiu”, alguns diriam. E eu lhe pergunto: e daí? Muitos dos maiores profissionais de comunicação, tanto da área do jornalismo como da publicidade, não fizeram faculdade. Graduação não dá mérito para que ninguém se transforme em um profissional extremamente capacitado, mas ajuda nesse processo. A opção por cursar uma universidade vai de cada um. 
Minha opinião? Sim, o jornalismo necessita de faculdade.
O que acontece é que há uma miopia intelectual por parte de muitos usuários. Assim como a televisão, a internet também aliena, porém não faz todo o trabalha sozinha. Achar que só por produzir conteúdo e jogá-lo na rede o transforma em jornalista é como achar que existe uma geração Y ou X que vai mudar o mundo.  

Produzir conteúdo não significa produzir jornalismo, ou escrever sobre moda me torna uma personal style (tô longe). Mas nada me impede de compartilhar aquilo que acompanho diariamente.

Não achem que qualquer usuário, por mais descolado que seja, consegue produzir o que uma Rede GloboCBS ou CNN produzem. Jornais como a Folha de S. Paulo ou o Estadão são instituições jornalísticas. Derrubá-los da noite para o dia soa tão patético quanto achar que as redes sociais derrubaram o ditador do Egito. Muita calma nessa hora, pessoal.

Blogs, por exemplo, são fundamentais para a sociedade. Mas apenas manter tal canal não faz de ninguém um comunicador profissional. Aos poucos, um blogueiro dedicado se transforma em um profissional extremamente qualificado. Muitos blogueiros são melhores que muitos jornalistas. Diploma não garante qualidade, assim como uma conta no Blogger ou no WordPress não institui um jornalista.

Compartilhar informações é extremamente importante, mesmo que elas não venham de jornalistas renomados. Mas, alguém discorda que se especializar e adquirir sempre mais conhecimentos formalmente será melhor pra você e principalmente para o leitor?



FACEBOOK 
TODO MUNDO CONECTADO


Vocês já pararam pra pensar o quanto o mundo se tornou ainda menor depois das redes sociais? Não existe distância, não existe falta de informação, não exite, não existe... 
As pessoas compartilham absolutamente tudo, desde seus sentimentos a narração de jogos de futebol. Tenho acompanhado todos os jogos de Pernambuco pelo facebook, mesmo quando nem tenho interesse. Mas é isso aí, um salve para aqueles que compartilham cada minutinho da sua vida com os The best friends Virtual. E por falar em amigos do face, o negócio é tão sério que a gente add tanta gente que só conhecemos de vista, e quando encontramos na rua nem lembramos de onde conhecemos... :) 
Por isso o cuidado deve ser dobrado. Existem perfis falsos (eu já fui vítima deles umas 500 vezes) hihihih
O problema é que tem muita gente que add perfis de escolas, lojas, empresas sem saber que pode está sendo vítima de espionagens virtuais (tomem cuidado ao add) Tem muita gente com tempo de sobra pra isso. 

O FACEBOOK conquistou o mundo, mas será que daqui alguns anos ou meses ele vai se tornar um orkut?
Outro dia vim um comentário que dizia mais ou menos assim: O FACEBOOK  pergunta: " No que você está pensando agora? O TWITTER pergunta: Onde você está agora? O ORKUT: Onde estão todos agora? kkkkkkkkk .  Do jeito que a tecnologia corre, teremos em breve um novo vício. Concordam?

Matéria via: M&Monline

O Facebook conquistou mais uma proeza: é o site no qual os usuários norte-americanos ficam a maior parte do tempo quando estão na internet. Em agosto, segundo a comScore, os usuários dos EUA gastaram 41,1 milhões de minutos no Facebook, ou seja, 9,9% do tempo total de navegação no mês. No mesmo período, esses usuários passaram 39,8 milhões em todos os demais sites do Google, inclusive o YouTube.
O Yahoo vem em terceiro lugar no ranking de tempo gasto pelo usuário dos EUA em sites: foram consumidos 37,7 milhões de minutos nos sites do portal, ou 9,1% do total do período de navegação. O Facebook ultrapassou o Yahoo em tempo total gasto na internet em julho deste ano. No ano passado, de acordo com a comScore, os usuários de internet gastavam apenas 5% do tempo online em redes sociais.
Se as previsões do Facebook se confirmarem – de crescimento para 1 bilhão de usuários nos próximos anos, principalmente com expansões internacionais na China e Rússia, por exemplo -, o Google e seus serviços (buscador, Gmail, YouTube) têm grande chance de perder de vez a primazia no tempo gasto pelo usuário na internet. Um dos problemas do Google é justamente a ausência de uma rede social forte, já que o Orkut não é considerado um concorrente efetivo para o Facebook.

TWITTER

O twitter é a rede social preferida das Celebridades, muitos afirmam só ter essa rede para compartilhar suas rotinas diárias, já que é mais difícil falsificar. Mas, a falta de privacidade que os artistas tando gostam está fazendo com que elas abandonem a rede social.
 Li uma matéria sobre o twitter e resolvi compartilhar com vocês

Celebridades saindo do Twitter deixam sites de fofoca sem assunto!!!



A onda de celebridades abandonando o microblog está provocando um efeito colateral inesperado. Sites de fofocas estão ficando sem assunto e demitindo funcionários. Nos últimos meses, esses sites contrataram pessoas para reproduzir e repercutir tweets de famosos. “Sem a matéria prima jornalística não temos porque ter tantos funcionários”, disse um diretor de redação de site, que não quis se identificar. Na semana passada a modelo Antonia Silveira foi mais uma que saiu da rede social. Ela deixou um post de despedida, citando Alexandre Frota: “Só tenho três palavras a dizer: fui, tchau”.
Leonardo Lanna e Otileno Junior

Migração do Orkut para o Facebook é tendência

O Brasil era líder em usuários do ORKUT até o ano de 2009 e comecinho de 2010.
Mas o estudo revelou dados sobre um fenômeno menos debatido: a lenta migração dos usuários do Orkut para o Facebook. Segundo a comScore, em 2009, apenas 13% de todas as pessoas que acessavam o Orkut navegavam também no Facebook. Já no fim de 2010 esse valor aumentou para 33%.
Já entre o total de usuários do Facebook o fenômeno é inverso. Em 2009, 95% das pessoas que acessavam o Facebook também entravam no Orkut. Em 2010 esse percentual caiu para 88%.
telefônicos
Esses dados sugerem que os usuários de Facebook aos poucos estão abandonando o Orkut, enquanto os "orkuteiros" estão cada vez mais ligados nas duas redes sociais. A longo prazo a comScore não descarta a possibilidade de que o Facebook se torne a rede social líder no Brasil . Se já não é né?!
 O orkut foi sim perdendo as forças, talvez pela facilidade dos aplicativos dos mais modernos aparelhos (Smartfones) ou simplesmente pela curiosidade de mais uma ferramente de entretenimento virtual, já que tá todo mundo indo " Eu vou também".
O importante mesmo é saber usa-las de maneira saudável, tanto para trabalho como para fazer novas amizades. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário