Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Começando a semana com saúde e disposição!!! Quem topa?

                                                            
                                                        VAMOS COMEÇAR UMA VIDA SAUDÁVEL?





Fazer uma dieta saudável é diferente do que fazer uma dieta para emagrecer, mas vai acabar por atingir os mesmos objetivos e, talvez, mais alguns! A maior parte das vezes, recorremos às dietas de emagrecimento imediatamente antes do Verão ou porque vamos participar num evento onde queremos estar o nosso melhor ou porque alguém que encontramos na rua há duas semanas nos disse: “estás mais gordinho…”. Claro que enquanto houver disciplina e motivação, a cruzada para eliminar os quilos a mais continua, mas a sensação contínua de fome e da privação de alguns alimentos acaba por vencer e voltamos aos velhos hábitos. Algum tempo depois, ganhamos coragem e iniciamos de novo a dieta, que dura mais umas semanas… e assim entramos num ciclo vicioso que não nos leva a lado nenhum!


MUDAR DE VIDA... E DE HÁBITOS 


Seguir uma dieta saudável é simplesmente mudar o nosso estilo de vida… para sempre! Pode parecer assustador e até impossível, mas a verdade é que um investimento como este, a longo prazo, pode trazer-lhe benefícios a vários níveis. São pequenos passos que pode começar a adoptar já hoje – não tem de os fazer todos ao mesmo tempo – mas comece devagar, introduzindo um novo hábito saudável com cada dia que passa e, mais depressa do que imagina, estará a sentir-se melhor do que alguma vez pensou (e entretanto também vai notar a diferença nas calças!). Pois, é que isto de comer saudável, também é um ciclo vicioso, só que este faz-lhe bem! O seu corpo e mente agradecem.


Estamos nos aproximando do verÃO e não é nada bom pegar um bronze com aquelas gordurinhas saindo do biquíni neanh? Eu estou me adaptando a essa vida saudável há uns 3 meses e já to vendo resultado. Acadêmia + Comidinha saudável + Água + Água = Quilinhos eliminados. Não tá sendo muito fácil não, mas estou bem melhor e bem mais empolgada com tudo isso. Principalmente pela água que não bebia o que devia todos os dias (acho que tinha dias que não tomava um copo cheio) Massss, minha mudança pra o Norte do país, me fez tomar bastante água devido a baixa umidade do ar e o CALORÃO que faz aqui!
Então resolvi fazer uma dieta pra me reeducar. Como à cada 3 horas mesmo. Tomo bastante água e nunca misturo dois ou mais carboidratos nas minhas refeições. Como aqui tem peixe de MONTÃO e eu adoroooo, tenho preferencia por eles, mas não deixo de comer um franguinho grelhado ou uma carne que diga -se de passagem a carne dessa região é um espetáculo de boa. Minha sorte é que não sou muito fã de chocolates, sanduíches gordurosos (prefiro naturais) e não bebo Coca Cola! Um ótimo começo pra uma vida saudável.

P.S Eu recomendo tomar chá gelado durante os exercícios físicos. Eu tomo todos os dias durante a malhação e a noite. Os meus preferidos são os da Herbalife Chá preto com guaraná (me dá uma energiaaaaaa que vocês não fazem ideia) E o chá verde com chá preto. Eu não tomava nenhum tipo de chá, mas já to adorandooooo esses. Indico!

Só para nos INSPIRAR...

                                                     Qual delas é o seu objetivo?


                                                                         Claudinha Linda 

Juli Paes

                                                                     Carol Dieckmann
                                                                        Paola Oliveira

                                                                        Deborah Secco

Luiza Brunet


            Sem preguiça agora...

             Vamos malhar, vamos malhar!!!!






#receitadapah


                                                                      Sanduíche natural
                                                             Atum Frango ou Peito de peru




Meu preferido é o de atum mais pode ser substituído por frango ou peito d peru tá!



  • 1 cenoura média ralada no ralo grosso 
  • 1 lata de atum light conservado no azeite 
  • Pão integral
  • 1 tomate pequeno cortado em cubos e sem semente
  • 1/4 pimentão picado
  • 1/4 de cebola picada
  • 1/2 colher (chá) de mostarda
  • 1/2 iogurte natural
  • 4 colheres (sopa) de maionese ligth
  • Salsinha a gosto
  • Ricota em fatias finas
Mistura o iogurte, a maionese e  mostarda com o atum e aos pouco vai adicionando a cebola, o pimentão, o tomate e a salsinha. Mexe bem tudo. E é só montar com fatias de ricota e cenoura a gosto. Fica uma delíciaaaaaa. 

Espero que gostem.



                 Dicas simples para uma dieta saudável

  1. Comer muito! Está mais do que provado que devemos fazer mais refeições ao longo do dia para controlarmos melhor o apetite e não enchermos os pratos durante o almoço e o jantar. Para começar, nunca descure o pequeno-almoço: afinal, com tanta variedade à escolha (vários tipos de pão, cereais, iogurtes, café, leite, chá, sumos e batidos naturais) esta é uma refeição para desfrutar ao máximo – basta levantar-se 5 minutos mais cedo ou deixar tudo pronto de véspera – garantimos-lhe que não há melhor forma de começar o dia! Depois, coma de três em três horas, ou seja, faça um pequeno lanche a meio da manhã, a meio da tarde e antes de se deitar (este último só se realmente sentir um vazio no estômago!). Dê por onde der, não salte nenhuma refeição!
  1. Água = 0 calorias! Quer melhor aliado para uma alimentação regrada? Sempre que possível, opte pela água em detrimento dos refrigerantes e dos sumos. O consumo diário ideal desta “bebida milagrosa” é de 1,5 a 2 litros e para que não lhe custe a engolir este hábito, pode beber chá (sem açúcar!) ou adicionar algumas gotas de limão, folhas de hortelã ou menta à sua água para um sabor refrescante e apetecível.
  1. Fruta e legumes ao poder! Para além de emprestarem um colorido irresistível ao seu prato, fazem realmente bem! Em vez de acompanhar o seu bife com arroz, batata frita e salada, que tal apenas uma boa salada com um bocadinho de tudo (alface, tomate, milho, queijo, nozes… até escrito aqui já tem bom aspecto!); ou então, salteie legumes (se não tem tempo de os arranjar, compre os congelados, depois é só aquecer o tacho!). Faça uma boa sopa para iniciar ou preencher qualquer refeição ou até um arroz recheadinho de legumes – existem muitas formas deliciosas de introduzir mais vegetais à mesa – seja criativo e em pouco tempo não vai viver sem os seus legumes! Outra forma fácil de introduzir vegetais no seu quotidiano é na hora do lanche – quem diz que não pode comer uma cenoura a meio da manhã? O mesmo aplica-se à fruta – as bananas, as maças e as peras foram feitas para viajar, por isso, não saia de casa sem, pelo menos, uma peça! Se estiver em casa, prepare sumos de fruta naturais, misturando e experimentando novas receitas (aqui os legumes também podem entrar!).
  1. Carne ou peixe? Ambos e distribuídos irmãmente ao longo da semana. Sempre que possível, substitua a carne vermelha pela carne branca (frango e peru), que tem um teor de gordura reduzido, e opte sempre por grelhar a carne em vez de fritar. Relativamente ao peixe, procure incorporá-lo mais vezes nas suas ementas semanais porque, para além de ser uma fonte de proteínas, é rico em Ómega 3, que faz maravilhas à nossa saúde! Com vários tipos de peixe para experimentar, pode ainda variar na forma de o confeccionar – grelhado, assado, cozido…
  1. A escolha dos lacticínios. Opte sempre pelas variedades magras no que toca aos lacticínios – leite, iogurte, queijo – pois, para além de terem metade das calorias da variante “gordo”, também têm cinco vezes menos colesterol. O argumento diz tudo!
  1. Branco vs integral. É certo e sabido que os hidratos de carbono refinados, como o pão, o arroz e a massa branca, não satisfazem o nosso apetite tão bem quanto as variedades integrais. Outros motivos para escolher sempre alimentos integrais incluem: têm poucas calorias, diminuem a absorção do colesterol, fornecem energia, são um precioso aliado para o funcionamento correcto do tracto digestivo e intestinal. Está convencido?
  1. Hora dos snacks. Por falta de tempo o primeiro instinto é ir até a pastelaria ao lado do escritório ou abrir o pacote de biscoito que está na dispensa? Pode fazer bem melhor do que isso! Para além da fruta e dos legumes que referimos em cima, o lanche pode ser preenchido com uma variedade de opções saborosas e saciáveis: iogurtes de colher ou líquidos (pode comer um diferente todos os dias graças à diversidade existente!), um pão integral com queijo fresco ou fiambre magro, barras de cereais, tostas e bolachas integrais, uma mão cheia de nozes ou amêndoas (não há melhor para sossegar um apetite voraz!), a nossa velha amiga bolacha Maria… diversifique e bom proveito!
  1. Dizer não a… Claro que uma dieta para corpo e mente sã exige alguns sacrifícios, mas se pensar que essas pequenas abstenções vão trazer-lhe grandes benefícios, não lhe vai custar nada! Elimine a palavra fritar da sua cozinha, substituindo-a por grelhar ou assar. Diga não, uma vez por todas, aos alimentos processados industrialmente (doces, bolachas, batatas fritas, refeições pré-preparadas ou congeladas), assim como qualquer alimento que contenha as palavras “gordura parcialmente hidrogenada” no seu rótulo – deixe-o na prateleira do supermercado.
  1. Reduza o sal e o açúcar! O sal em excesso é uma bomba para o nosso coração, mas felizmente existem muitas outras formas de temperar, deliciosamente, os nossos alimentos. Experimente especiarias e ervas aromáticas que nunca usou, mas não recorra à manteiga, à margarina ou ao óleo para cozinhar – prefira sempre o azeite. No que toca ao açúcar, não pretendemos que o expulse da sua alimentação, mas sugerimos uma redução no número de colheres que diariamente coloca no café ou no chá – no início pode custar, mas em pouco tempo estará mais que habituado! Caso não saiba, o açúcar disfarça-se de várias formas – glicose, frutose, sacarose, maltose, dextrose, melaço e xarope – por isso, há que estar sempre atento aos rótulos para não ingerir o que não quer!
  1. E as tentações? Seguir uma dieta saudável e equilibrada não significa que nunca mais poderá comer uma bela fatia de torta de chocolate que só a sua mãe sabe fazer, nem mandar vir uma pizza numa sexta-feira à noite depois de uma semana cansativa ou deliciar-se com um refrescante gelado numa tarde de Verão. O que seria de nós sem estes pequenos prazeres da vida? Desde que seja a excepção e não a regra.

Um comentário:

  1. PAH,LINDAAAAAAA!!!!
    Amei suas dicas...aliás,faz parte da minha vida ter essa REEDUCAÇÃO alimentar há anos!!!Amei de verdade,me acrescentou muito mais ainda ao que já pratico!!!mil beijosssssss

    ResponderExcluir