Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2011

Nutrição em Pauta!





Tem coisa melhor do que fazer aquilo que a gente gosta??? 
Eu, tô simplesmente amando fazer a "Entrevista do Dia" e compartilhar com todos vocês!!!  Principalmente quando o assunto é saúde, bem estar, alimentação saudável... Enfim, por isso fiz o convite a querida nutricionista e excelente profissional Carolzinha Peixoto (Minha primeira nutricionista) :D :D. Ela vai nos dá dicas MARAVILHOSAS de como mantermos o corpinho saudável, já que estamos nos aproximando do verão, nada melhor que iniciarmos uma dieta balanceada e rica em informações né???
A entrevista tá show de bola!!!! Eu tirei todas as minhas dúvidas sobre o assunto, e fiquei bem atualizada com as novas formas de fazer uma boa alimentação. A Carol foi (como sempre) uma fofa, me deu total atenção, apesar da distância, ficamos on line TODO TEMPO. 

Vamos conferir tudo então!!!!


BP - Hoje em dia existem dietas pra todos os gostos, dieta da lua, do sol, da água, vegetariana, até a dieta do TIPO SANGUINEO... Enfim, qual é a dieta mais saudável e eficaz?

CP - As pessoas que se submetem a esses tipos de dieta buscam um emagrecimento em curto prazo e desejam uma aparência mais atraente. O aumento da busca por essas dietas impróprias e inadequadas do ponto de vista nutricional fazem com que as pessoas não consigam segui-las por muito tempo, não havendo uma reeducação alimentar e é ai onde está o perigo, pois sem essa reeducação alimentar a pessoa facilmente recuperará o peso perdido, correndo o risco de ganhar mais peso ainda! Sem falar que essa dieta não tem comprovação científica e , ao contrário do que prometem, podem acarretar problemas de saúde.
Por tanto a dieta mais eficaz, é aquela onde você consegue unir hábitos  alimentares saudáveis e de comportamento juntamente com a atividade física.É importante realizar no mínimo 5 refeições diárias: café da manhã,almoço e jantar;intercalados por pequenos lanches.
Então, apenas com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento profissional especializado a perda de peso será saudável e terá sucesso

BP - Quais os segredos das PROTEÍNAS?

CP - A principal função das proteínas no nosso organismo é a de formação dos músculos, elas são conhecidas como os nossos “tijolos”, elas formam o que chamamos de massa corporal magra. Além disso, possuem diversas funções, dentre elas estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sanguínea e transporte dentre outras.  Se não comermos proteínas em quantidades suficientes, o nosso organismo quebra o tecido muscular e tira a quantidade necessária para o corpo continuar funcionando de forma adequada. Porém isso não duraria tanto tempo, ou seja, um indivíduo com baixa de proteína no corpo irá alterar todo o seu organismo, e principalmente, como as defesas do nosso corpo são nada menos do que as proteínas, na falta delas, ficamos com o organismo debilitado, e sem anticorpos e ficamos susceptíveis a todo tipo de doença!

  BP - Li  várias matérias sobre o óleo de coco que ajuda a perder peso? Qual é o grande segredo dele?

   CP - O óleo de coco tem efeito termogênico, pois reduz a gordura abdominal, reduz os níveis de colesterol  total e tem ação antioxidante. Pode ser usado como temperos em saladas, adicionado a shakes, misturado com frutas, iorgute e granola. De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de TRIGLICERÍDEOS DE CADEIA MÉDIA, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireoide, aumenta o metabolismo basal e, consequentemente: EMAGRECE! Para quem deseja emagrecer,a ingestão é de até quatro colheres de sopa por dia, mas é preciso consumi-lo todos os dias pra perceber os benefícios.

BP - A semente de CHIA está entre as queridinhas pra perder gordura. Como podemos consumi-la?

  CP - A CHIA é uma sementinha originária lá do México. Aqui no Brasil ainda é novidade, mas já virou uma grande promessa no combate ao excesso de peso. Ela é um dos alimentos mais completos, nutritivos e funcionais que existe, além de extremamente ricas em fibras, elas são uma proteína completa. São sementes menores que grãos de arroz e feijão e assim como a linhaça quando em contato com a água se transformam em gel, ajudando assim na redução da fome, fazendo com que a digestão fique mais lenta, prolongando a saciedade. Esse grãozinho especial também é uma boa opção para quem quer os músculos mais firmes e fortes, pois ele tem elevada concentração de proteínas e o ideal seria consumi-lo após a malhação. Você encontra a CHIA na forma de grãos, farinha e óleo. Cerca de 100g contêm 371 calorias, por isso é bom não abusar da quantidade. A porção ideal diária é de uma colher de sopa.

Como consumi-las:
GRÃO: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

ÓLEO: Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas. Vale ressaltar que a versão líquida da CHIA não conta com os benefícios das fibras, encontradas na farinha e na versão em grãos.

FARINHA: adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.

Esse grãozinho tão poderoso possui:

2 vezes mais potássio que a banana;
3 vezes mais ferro que o espinafre;
6 vezes mais cálcio que o leite integral;
8 vezes mais ômega que o salmão;
12 vezes o próprio peso: é o que ele absorve de água;
15 vezes mais magnésio que o brócolis.

 BP - Fim de ano chegando e as academias todas lotadas! Fazer exercício físico agasalhada
       ou enrolada com plásticos ajuda a perder calorias?

  CP - Se suar significasse emagrecer, então bastaria entrar numa sauna. Este é um velho mito da atividade física de que, praticar exercícios físicos com agasalhos perde-se mais peso. Para ficar magro isto não funciona como também é perigoso para a saúde, pois leva o indivíduo a uma desidratação acelerada, causando uma possível hipertermia       (elevação perigosa da temperatura corporal). O ideal então é fazer atividades físicas com roupas bem leves que facilite a evaporação do suor e se hidratar bastante!



   BP - Hoje em dia está na moda substituir refeições por shakes e chás? O que você diz sobre essa febre “ Vida saudável”?     

  CP - Perder peso não é fácil, porém substituir uma refeição por shakes em longo prazo pode trazer alguns riscos. O ideal é que os shakes substituam um lanche não uma grande refeição, como almoço ou jantar e o chá seria um aliado na redução de peso, mas não para ser substituído por uma refeição. Quando tomamos shakes não degustamos nada e na maioria das vezes nem sentamos à mesa. Então logo sentiremos um vazio e a sensação que esta faltando alguma coisa, mesmo que não estejamos com fome acabamos “beliscando” algum alimento. Mesmo que nos mantenhamos firmes não conseguiremos manter a “dieta do shake” por muito tempo. O mais importante é adquirir novos hábitos para que a manutenção do peso não seja uma tortura diária. Por isso é muito importante um acompanhamento nutricional e exercício físico. Isso sim é vida saudável!

   BP - Excesso de gordura saturada enfraquece nosso sistema imunológico?

   CP - O excesso de gordura saturada no organismo pode colaborar com o desenvolvimento de problemas cardíacos, pois a circulação do sangue será danificada pela substância. Além disso, esse excesso também ,deprime o sistema imunológico, fazendo com que o combate às bactérias seja comprometido.

   BP - É verdade que o orégano ajuda a reduzir a glicose?
  
   CP - Pesquisas recentes confirmam que o orégano, uma das ervas mais comuns da culinária brasileira - só perde mesmo para o cheiro verde (salsinha e cebolinha) - é eficaz para baixar a glicemia de pacientes diabéticos. Procure então acrescentar o orégano em seus pratos, ao menos será um tempero saboroso!

  BP - Pimenta é fundamental para a saúde?
  
  CP - A pimenta traz vários benefícios à saúde, sendo necessária apenas uma colher de sopa por dia para aproveitar os seus nutrientes. Ela auxilia na aceleração do metabolismo, diminui a incidência de infarto, contribui para o emagrecimento, visto que ajuda na eliminação de gordura, também reduz a TPM e ajuda na prevenção das varizes. O segredo da pimenta está em utilizá-la de forma moderada e equilibrada, assim como qualquer alimento se consumido em exagero o resultado será negativo.

     BP - Como podemos nos livrar da compulsão alimentar?

  CP - No caso da compulsão alimentar ocorre um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle da saciedade. Quando os níveis de serotonina, que é conhecida como uma “substância mágica”, que melhora o humor de uma forma geral, tem efeito calmante e sedativo,estão baixos, ocorrem a depressão e a tendência ao aumento de peso. Pois a comida, principalmente os alimentos energéticos tipo chocolates, doces, pães e massas, são estimulantes naturais de serotonina. Daí esses rompantes de fome ou vontade de atacar a geladeira.

1   BP - Os alimentos in natura “crus” são mais saudáveis?

   CP - Em muitos casos essa afirmação é correta, mas há alimentos que são bem mais aproveitados pelo organismo quando cozidos. Um exemplo disso é o tomate, que contém licopeno uma substância antioxidante e que é mais facilmente absorvida quando cozinhado com uma gordura, azeite por exemplo. A cozedura também ajuda a eliminar algumas substâncias tóxicas, como fungos que podem estar presentes no feijão.Também não podemos esquecer que a ingestão de alguns alimentos in natura como verduras e frutas são bem mais saudáveis, uma vez em que há um aproveitamento bem maior dos seus nutrientes e da fibra. No entanto, o ideal é consumirmos de tudo um pouco e fazermos uma seleção do que é melhor ser consumido cru ou cozido,para termos um aproveitamento melhor de todos os nutrientes e vitaminas!

   
  
    
  
     Bebida com gás causa descalcificação?

     MITO. Não existe comprovação científica a respeito dessa teoria. As bebidas refrescantes com gás podem ser inclusive uma ótima opção de hidratação, por outro lado, nenhum exagero é benéfico, pois o gás em excesso pode acabar irritando a mucosa do estômago das pessoas que já são predispostas a problemas gastrintestinais.

    A gordura se transforma em músculos? 

     MITO. Gordura é uma coisa e músculo é totalmente diferente. São duas coisas completamente diferentes. 
    A gordura não se transforma em músculo, o que acontece é que quando você malha queima a gordura e o músculo cresce.

    Temperar a carne com limão diminui a gordura?

     MITO. O suco do limão apenas deixará a carne mais macia e quantidade de gordura da carne permanecerá a mesma, porém, ele é rico em vitamina C e contém poucas calorias.

    Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?  

     MITO. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microrganismos.

     É verdade que não podemos comer mais que 03 ovos por semana?

MITO. Antes o ovo era tido como “vilão” acusado de aumentar o colesterol, e hoje já se comprovou que ela pode até ajudar a emagrecer. O ovo espanta a fome como nenhum outro. Por ser fonte de proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade.Mas será bem melhor consumi-lo cozido ao invés de frito!

      Banana engorda?
       MITO. As bananas são um fruto que, quando consumidas, dão maior sensação de saciedade que outros frutos e talvez seja este o motivo que levam muitos a pensarem que engorda, por tanto, o que definirá o engorde será o consumo diário de calorias da dieta, e não a caloria individual de um alimento.
  
    Cafeína acelera o metabolismo
      MITO. A cafeína tem efeito termogênico (aumenta o metabolismo), mas esse efeito é muito discreto. Pode ser obtido na dose de até quatro xícaras pequenas de café por dia, somente se a bebida for consumida sem açúcar. Em contrapartida, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, que pode levar a comer mais.







  1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
  2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
  3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
  5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
  6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
  9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

“Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.”

CAROL PEIXOTO
NUTRICIONISTA CRN -4284

Bom gente, espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu! Dúvidas ou sugestões é só comentar ok? Tenham um excelente fds.


8 comentários:

  1. Conheço o trabalho de Carolina Peixoto há alguns anos,trabalhamos na mesma unidade hospitalar em Macaparana. Posso atestar a importância do acompanhamento nutricional e a competência desta profissional. Sandra Karla Cavalcanti / fonoaudiologia.

    ResponderExcluir
  2. Carol é uma das pessoas mais queridas que conheço, até pra puxar nossa orelha ela é um doce, e uma excelente profissional....adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Kaká eu estou muito feliz com essa entrevista. O resultado está sendo maravilhoso, tenho recebido vários emails parabenizando o blog e a entrevista com Carol Peixoto, uma excelente profissional mesmo. Obrigada por prestigiar e acompanhar sempre o blog. Bjos querida.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Carol!
    Ótimas dicas!
    Conhecia a Carol amiga, mas adorei conhecer a ótima profissional !!!
    beijos
    Carol Lima

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa, a entrevista estava P E R F E I T A, adooooooroooo a Carol e você tb Páh. O blog é show!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigadaaaaa Martaaaa. Você sempre de olho no blog né?????? Feliz por você ter gostado da entrevista!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho chia em casa, oleo de coco tbm. Posso comprovar a eficácia. Com certeza os dois grandes achados da nutrição. E o shake é bom sim! Bato shake com oleo de coco, granola, linhaca, chia, leite desnatado e gelo. Fica bom e causa saciedade. Todo dia nao, mas rola 4x por semana!

    ResponderExcluir